338ºAniversário Charles Perrault

 

Boa Noite leitores,

Hoje abri o google para iniciar as pesquisas para escrever o meu livro e resolvi clicar na imagem comemorativa por curiosidade. Acabei conhecendo hoje, Charles Perrault e me encantei com o que descobri, por isso vim fazer uma postagem no blog sobre ele.

Você sabe quem foi Charles Perrault? Se não, descubra abaixo:

Charles Perrault (Paris, 12 de janeiro de 1628 – Paris, 16 de maio de 1703) foi um escritor e poeta francês do século XVII, que estabeleceu as bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, que lhe deu o título de “Pai da Literatura Infantil”. As suas histórias mais conhecidas são Le Petit Chaperon rouge (Chapeuzinho Vermelho), La Belle au bois dormant (A Bela Adormecida), Le Maître chat ou le Chat botté (O Gato de Botas), Cendrillon ou la petite pantoufle de verre (Cinderella), La Barbe bleue (Barba Azul) e Le Petit Poucet (O Pequeno Polegar). Contemporâneo de Jean de La Fontaine, Perrault também foi advogado e exerceu algumas atividades como superintendente do Rei Luís XIV de França. A maioria de suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para o teatro, o cinema e a televisão, tanto em formato de animação como de ação-viva.

Em 1671, foi eleito para a Academia Francesa de Letras, que no dia da sua inauguração permitiu ao público presenciar a cerimónia, privilégio continuado ainda nos nossos dias. No ano seguinte, não só foi nomeado chanceler da Academia, como contraiu matrimónio com Marie Guichon.

  • Carreira Literária:

Na Academia Francesa, Charles Perrault protagonizou uma longa disputa intelectual, batizada de Querela dos Antigos e dos Modernos. Os Antigos eram escritores que acreditavam na superioridade da antiguidade greco-romana sobre toda e qualquer produção francesa. Os Modernos, contudo, defendiam que a produção literária francesa não era inferior aos clássicos do passado. Perrault liderava o grupo dos Modernos e tentou provar a superioridade da literatura de seu século com as publicações Le Siècle de Louis le Grand (1687) e Parallèle des Anciens et des Modernes (1688–1692).

“Com quase 70 anos, publicou um livro de contos conhecido, na época, como “contos de velha”, “contos da cegonha” ou “contos da mamãe gansa“, sendo o último o título por que ficou conhecida a obra em todo o mundo. A primeira edição, de onze de janeiro de 1697, recebeu o nome de “Histórias ou contos do tempo passado com moralidades”, que remete à famosa moral da história presente ao final de cada texto.

Com redação simples e fluente, as histórias eram adaptações literárias que traziam ao final conceitos morais em forma de verso. Essa perspectiva promove, desde a fase inicial, na chamada literatura infantil a existência de um teor pedagógico associado ao lúdico.” (CRISTIANE MADANÊLO DE OLIVEIRA. “CHARLES PERRAULT (1628-1703)”
Obras:

  • (“Chapeuzinho Vermelho”) (“Le Petit Chaperon Rouge”)
  • (“A Bela Adormecida”) (“La Belle au bois dormant”)
  • (“O Pequeno Polegar”) (“Le Petit Poucet”)
  • (“Cinderela”) (“Cendrillon”)
  • (“Barba Azul”) (“La Barbe-Bleue”)
  • (“O Gato de Botas”) (“Le Maître Chat ou Le Chat Botté”)
  • (“As Fadas”) (“Les Fées”)
  • (“Henrique, o Topetudo”) (“Riquet à la Houppe”)
  • (“Pele de Asno”) (“Peau d’Âne”)
  • (“Os Desejos Ridículos”)
  • (“Grisélidis”)

Para quem tiver curiosidade, algumas obras dele estão disponíveis neste site de maneira animada.

 

 

Fontes:

– Wikipédia

– CRISTIANE MADANÊLO DE OLIVEIRA. “CHARLES PERRAULT (1628-1703)” [online]
Disponível na internet via URL: http://www.graudez.com.br/litinf/autores/perrault/perrault.htm)

Advertisements

One thought on “338ºAniversário Charles Perrault

  1. Bruna Della says:

    OMG!
    Como faz para abraçar este Charles?
    Deuso, muso, maravilhoso e destruidor. Sou completamente apaixonada por todos estes contos e estou em êxtase de descobrir o grande autor e criador de toda essa paixão louca.

    Vem cá Perrault que quero lhe usar ♥

    Adorei o post Ci e seja bem vinda a blogosfera *-*

    Abraços de luz
    http://www.cappuccinoebobagens.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s