[Dicas]Como ler melhor?

Muitas pessoas reclamam que não consegue ler um texto de fato, que sempre há uma limitação, seja falta de tempo, por ter sono, pelo lugar. E mesmo os chamados devoradores de livros as vezes não estão lendo de fato com toda a atenção.

Eu tinha um diretor de teatro que perguntou certa vez: Vocês já viram filmes?

Vocês assistiram este filme? Todos na sala ficaram afirmaram que sim, e quando o diretor questionou dizendo que ninguém havia assistido, todos ficaram sem compreender. Ele nos fez várias perguntas minuciosas sobre o filme em questão e ninguém soube responder.

Ele costumava dizer: Vocês não assistiram. Vocês não sabem como se assiste um filme. Um filme, assim como um livro, se assiste com um caderno e uma caneta na mão, fazendo anotações. Compreendendo fatos e ligando-os dentro da cronologia. É assim que se assiste um filme. Ninguém nunca viu um filme direito na vida.

Está certo que quando assistimos algo, estamos querendo nos divertir e que nem todo mundo precisa anotar para compreender os acontecimentos, mas entendemos o que ele quis dizer, a profundidade da atenção que se dirige ao que está lendo ou vendo.

Pensando nisso e lendo o texto do Fábio C.Martins do Folhetim Online, aqui estão algumas dicas para ler melhor.

1. Escolher um livro

Comece pela escolha do livro. Muitas pessoas escolhem apenas pela capa. O ideal é escolher um livro pelo assunto que possa lhe interessar. É importante ler algo pelo qual você se interesse para criar um hábito e antes de se aventurar em outros tipos de leitura.

2.Lugar

Ter um bom lugar para ler também é importantíssimo. Há quem goste de ler em locais agitados, no ônibus, no almoço etc. Claro que isso depende da pessoa, mas geralmente até para os que possuem boa capacidade de concentração, um local barulhenta irrita e atrapalha ( mesmo que de maneira indireta) a compreensão do texto. Tome cuidado com a iluminação, local arejado e bem iluminado cansa menos a vista e te faz sentir melhor.

3.Postura

Tomar cuidado com a postura influencia diretamente na compreensão do texto, ninguém gosta de ficar incomodado, com dores. O desconforto irrita e nos faz prestar atenção na sensação desagradável e não no texto. Tenho amigas que continuam lendo a página mesmo estando desconfortáveis, depois quando elas se ajeitam e alguém pergunta sobre o que estava lendo, elas precisam reler, pois não prestaram atenção de verdade.

3.Marcações

Esta dica é minha, mas eu particularmente não a sigo. Meu padrinho diz que livro bom é livro usado e grifado. Livro é feito para ser lido e apreciado. Eu odeio marcar meus livros, são meus bebês e jóias raras, mas em homenagem ao meu padrinho, vamos lá:

-Grife as passagens mais significativas. Assim como em uma resenha, marque as citações interessantes.

– Quando o livro tem muitos personagens ou muitos acontecimentos, o legal é fazer um mapa de famílias, lugares e fatos. Se possível arruem em ordem cronológica. Eu normalmente faço isso para compreender melhor, pois não posso depender da minha melhora.

– Sublinhe palavras novas

4.Vocabulário

Um dos benefícios da leitura é a expansão do vocabulário, marque ou anote as palavras novas e procure o significado delas no próprio livro ou em algum caderno. Procure substituir a palavra aprendida por um sinônimo para se certificar de que entendeu o significado.

5.Pause a leitura

Quando estamos empolgados e envolvidos com a história raramente queremos largar certo? Eu faço isso o tempo todo, mas procure dar uma pausa. O cérebro precisa de um tempo para descansar, registrar as informações e principalmente para circular o sangue. Alongue o corpo, para por meia hora, caminhe, coma algo, beba água e depois retorne.

6. Escreva uma Resenha

Esta é a dica mais importante, uma boa resenha permite a fixação da história, e serve, também, para avaliar o quanto foi absorvido do livro. A resenha também ajuda a desenvolver ou melhorar o seu lado crítico, além disso você faz uma boa ação e ajuda outras pessoas a decidirem se aquele livro é ou não o tipo de leitura delas.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s