20 Anos de Harry Potter

Senta que hoje o post é grande!! s2

Se você curte Harry Potter, vai adorar ler esta homenagem singela, preparada por mim e de última hora, pois minha vida de muggle ( trouxa- não bruxo) não me deixou ter tempo para algo mais elaborado nesta última semana.  Mesmo assim, eu não poderia deixar de fazer um mega post sobre os 20 anos desta saga maravilhosa. Se aproxime e vamos relembrar a primeira vez que abrimos aquela página do menino que sobreviveu…

Imagem relacionada

Capítulo 1- O menino que sobreviveu ( Harry Potter e a pedra filosofal)

“Esse menino será famoso, não haverá uma criança em nosso mundo, que não conhecerá o seu nome” – McGonagall

Em 26 de junho de 1997, a autora J.K. Rowling, publicou pela editora britânica Bloomsbury, o primeiro livro sobre a história de Harry Potter.  As portas do mundo mágico foram abertas neste dia e hoje fazem parte da vida de jovens e adultos.

“Há 20 anos, um mundo que eu havia experimentado sozinha de repente se abriu para os outros. Foi maravilhoso. Obrigada”-  Escreveu a autora, J.K Rowling, no Twitter.

Abrir a primeira página de ” Harry Potter e a pedra filosofal” sempre me causa um misto de ansiedade, alegria e nostalgia. Eu seguro as lágrimas para não molhar o livro com as minhas lágrimas, que não são revitalizantes como as de Fawkes.

Imagem relacionada ” O Sr. e a Sra. Dursley, da rua dos Alfeneiros, número 4, se orgulhavam de dizer que eram perfeitamente normais, muito bem, obrigado.Eram as últimas pessoas do mundo que se esperaria que se metessem em alguma coisa estranha ou misteriosa, porque simplesmente não compactuavam com este tipo de bobagem.” ( Harry Potter e a pedra filosofal, página 7)

O primeiro parágrafo do livro já nos mostra a genialidade de Rowling, ao ” debochar”  do casal, durante a narrativa.  Faz tempo que eu queria reler a saga inteira, quando eu pego os livros hoje, quase dezoito anos depois, percebo que compreendo e aproveito muito mais a história. Então, eu não consigo deixar de rir ao ler este começo, os coitados dos Dursley nem sabiam o que viria a seguir.

– O nome dele é Perebas e ele é inútil (…) (página 90)

Verdade nua e crua, e além de ser um inútil ainda atrapalha a vida os outros.  Este trecho e o da cobra, quando Harry a vê no zoológico pela primeira vez, também é outra prova da genialidade da autora, ela tinha tudo pronto, desde o início. Todos os entrecruzamentos da história estavam ali, na cabeça dela, e isso é o que mais me cativa hoje. Na época que li, era uma criança e eu gostava muito da parte mágica, era só o que importava.

Eu ainda farei um post sobre a primeira vez que li os livros. Por hora, vou me concentrar em contar algumas curiosidades sobre este primeiro livro.

  • Segundo o site da Istoé, em outubro, a Biblioteca Britânica de Londres vai inaugurar “Harry Potter: A History of Magic” (uma história de magia), com manuscritos das obras e documentos dos arquivos pessoais de Rowling, em homenagem a obra.
  • Joanne Kathleen Rowling é o nome completo da autora, que precisou abreviá-lo, pois a única editora que aceitou publicar a obra, achou que seria melhor, pois as pessoas não comprariam um livro infantil escrito por uma mulher. 
  • A edição americana do livro A Pedra Filosofal de 1998, sofreu uma adaptação no nome, de philosopher ( filósofo)para sorcerer (feiticeiro), pois acreditaram que as crianças não se interessariam por um livro que continha a palavra philosopher.
  • O personagem Dino Thomas, na verdade se chamava Gary.  Esta eu peguei do canal observatório Potter no youtube; e no canal deles tem mais curiosidades.Resultado de imagem para gary thomas illustration jk rowling

E para finalizar, deixo com vocês o video que a Lilah fez no canal dela e que me arrepiou até a alma.

20 anos de Harry Potter por Lilah Prates


 

Edição comemorativa dos 20 anos de Harry Potter e a Pedra Filosofal!

Está linda não está? O artista Levi Pinfold fez as ilustrações das capas com o brasão das quatro casas para os leitores escolherem. Os livros estão disponíveis na versão brochura e capa dura. Infelizmente, não há informações sobre as edições em Português, mas as britânicas podem ser adquiridas na Saraiva.

Resultado de imagem para 20 anos de harry potter

 

 

 

 

 

Advertisements

12 thoughts on “20 Anos de Harry Potter

  1. Dayane Reis says:

    Olá! A edição comemorativa está linda mesmo. Pena que não está disponível em português. Se eu não estiver enganada, vi outros dois livros que eles lançaram – em comemoração aos vinte anos também – em português, um é até repleto de ilustrações. E todos os livros estão lindos. Harry Potter anda passando por muita gerações. E mesmo com 20 anos ainda está fazendo muito sucesso. Beijos’

    • C.David says:

      Eu preciso pesquisar sobre essas edições em Português, quero todas! haha mas não terei galeões o suficiente para comprá-las .
      Obrigada por passar.

  2. Marcia Lopes says:

    Gente! Perfeita essa edição comemorativa e há tanto para comemorar , relembrar …
    HP com certeza chegou até unir MAIS minha relação com filhos, era um que assistia (esse foge de leituras) e outra que já tinha lido e assistido tudo e queria que eu devorasse em pouco tempo rsrrs
    O Gostoso é que rola papo até hoje.
    Amei sua homenagem, vou fazer uma póstuma kkkkk
    Bjs

  3. Pensamento Literário says:

    OI!!

    Eu ainda não li HP e essa coleção em homenagem aos 20 anos está linda, nem vou querer saber o valor. Enfim, pretendo adquirir a coleção que estiver mais barata para começar a leitura. Obrigada por me lembrar esse clássico. Beijos!

  4. Diana Canaverde says:

    Olá… tudo bem???
    Eu amo a série… amo todo o mundo criado pela J.K. eu adorei a homenagem que fez… achei super válido, afinal, muitas pessoas entraram neste mundo e acompanham esta evolução de tempo com muito amor… essa edição comemorativa está linda… mas queria tanto que fosse em português… não achei nada… enfim… ainda pretendo comprar a minha coleção… adorei relembrar um pouco na sua postagem. Xero!

  5. Suzana Chaves Linhares says:

    Olá! Amei! Amo HP, a primeira vez que li A Pedra Filosofal foi quando tinha 16 anos! Já disse aqui em casa que a minha filha terá o box de HP! É um universo lindo, quando li o quote que você separou, as lágrimas subiram aqui…É muito amor por essa saga, beijos!

  6. Alice Martins says:

    Olá, tudo bem?

    Parei para pensar que Harry Potter surgiu apenas um ano depois do meu nascimento, adorei saber isso. Por incrível que pareça nunca li a saga, mas tenho muita vontade e espero ter contato em breve., inclusive já comprei os livros. Eu vi essa edição comemorativa em inglês e fiquei realmente babando. A Saraiva teve um bug semana passada e estava saindo por apenas R$12,00 reais, uma pena que não consegui comprar! Adorei seu post!

    Beijos!

  7. Renata says:

    Olá
    Eu sou louca por Harry Potter, acho o mundo sensacional e muito criativo, dá vontade de morar lá.
    Essa edição nova de Harry precisa ser lançada aqui no Brasil né. È linda demais gente.
    Beijuh

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s